Imprensa

07/03/2016
Obter matéria em pdf »

Empreendedorismo feminino: cresce número de empresas abertas por mulheres

Estudo da proScore com sua base de dados de abrangência nacional aponta que nos últimos cinco anos empresas abertas por mulheres aumentou, em média, 10% ao ano, atingindo 48% do total de todas as empresas abertas em 2015

No próximo dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, que foi criada a partir da luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, a proScore Tecnologia, Bureau de Informação e Análise de Crédito, Hosting e Soluções Customizadas, realizou um estudo que aponta que o empreendedorismo feminino aumentou ano a ano desde 2010, quase equiparando o número de empresas abertas por mulheres ao dos homens. O estudo foi realizado a partir da base de dados proprietária da empresa com abrangência nacional.

A abertura de empresas por mulheres cresceu em média de 10% ao ano de 2010 a 2015, mostrou o estudo. Em 2015 foram abertas mais de 930 mil empresas, de um total de 1 milhão e 928 mil, em que pelo menos um dos sócios é mulher. Destas, 790 mil são empresas individuais, ou seja, a mulher é a única dona do negócio, o que corresponde a 48% de todas as empresas abertas no país. Ano após ano cai a diferença de empresas abertas entre homens e mulheres:

MULHERES HOMENS
2010 44,6% 55,4%
2011 46,0% 54,0%
2012 46,6% 53,4%
2013 47,8% 52,2%
2014 48,0% 52,0%
2015 48,1% 51,9%

Com base em dados de 2015, a empreendedora brasileira tem entre 27 e 37 anos, faixa etária responsável pela abertura de 39% das empresas que tem a mulher como proprietária; 36% delas possui ensino médio e 14%, ensino superior. "Aqui nota-se que as mulheres mais jovens e sem formação superior são mais empreendedoras, muito provavelmente levadas pelos cursos técnicos e profissionalizantes de curta duração que preparam para o mercado de trabalho e também pela menor burocracia, atualmente, para abrir uma empresa individual", explica Mellissa Penteado, CEO da proScore.

A empreendedora Soraia Haddad, de 34 anos, moradora de Bragança Paulista (São Paulo), há seis anos abriu seu próprio negócio, uma clínica de estética e fisioterapia. "Eu me casei e fui morar em Bragança, mas continuei trabalhando em uma clínica em São Paulo a semana inteira, além de coordenar um spa na cidade de Amparo aos finais de semana", conta Soraia. Em 2009, o deslocamento diário e cansativo fez Soraia repensar essa rotina. "Comecei a buscar uma ocupação em Bragança e veio a ideia de ter um negócio, e minhas experiências anteriores me deram segurança de abrir minha própria clínica.", conta Soraia. Ela alugou um imóvel e começou sua clínica em 2010, apenas com ela e uma secretária. A empresa hoje, além de Soraia e da secretária, tem mais uma esteticista. Soraia conta que dois anos após a abertura da clínica seu rendimento superou ao da época em que ela era funcionária da clínica em São Paulo e do spa.

A área em que as mulheres mais empreendem é a de bens e serviços. As cinco principais atividades da empreendedora brasileira são: lojas de roupas (14%); salão de beleza (11%); lanchonetes (4%); alimentos delivery (4%); e clínica de estética (3%). Os estados das regiões Sudeste e Sul concentram a maior parte das empreendedoras, sendo São Paulo (26%); Rio de Janeiro (12%); Minas Gerais (11%); Paraná e Rio Grande do Sul (6%). No Nordeste inteiro estão localizadas 18% das donas de empresa; no Centro Oeste, 9%; e o Norte possui menos de 5% das empresas abertas por mulheres.

Sobre a proScore: A proScore Tecnologia da Informação Ltda é um bureau de informação e análise de crédito especialista no tratamento de informações de diversas fontes com objetivo de desenvolver soluções customizadas com foco no negócio do cliente, como consultas para tomada de decisão de crédito e cobrança, decisão personalizada (score neural), tratamento e enriquecimento de bases de dados e outras soluções segmentadas com qualidade, segurança e agilidade tecnológica.

A empresa atua há 16 anos no mercado de desenvolvimento de software e prestação de serviços de tecnologia da informação e é a única do segmento 100% nacional. A proScore trata e fornece informações de qualidade que são utilizadas nos mais diferentes segmentos em que atua.